11 janeiro, 2009

Dresscode

É muito bom receber convites para festas e jantares. Porém, para decifrar os códigos de vestimenta a coisa muda de figura, sobretudo quando não se percebe muito bem o que quer dizer determinada expressão.
Por isso mesmo, vou escrever aqui uma pequena explicação clara desses códigos de vestimenta mais usuais atualmente.



Black tie ( Essa é pra ir chiquérrima!)

Nestes casos, é fundamental usar um vestido comprido, embora também possa ser usado um vestido cocktail, desde que ultra sofisticado, na altura dos joelhos, por exemplo. Use jóias e bolsinhas pequenas, e um salto alto mais sofisticado. Mas não esqueça que o mais importante nesta hora é ter bom senso e muitas vezes carregar menos no visual, significa mais acerto!


Creative black tie

Trata-se de uma derivação do Black-tie - que permite imprimir um toque de liberdade e irreverência à pessoa e à sua roupa! Assim, se receber um convite com este código, inove e invente à vontade - pode usar um vestido curto, por exemplo, (não vulgar, por favor) associado a acessórios que fazem a diferença - isto porque o fundamental é que seja criativa!



Esporte

Sabe aquela roupa mais arrumada, porém simples? É a roupa que você vai usar em um almoço com amigas ou até em festinha de crianças. Podemos exemplificar com algumas produções abaixo: é um esporte com classe (rs).


Passeio ou Esporte Fino

Um toque de formalidade, normalmente usado à noite ou em um domingo à tarde, deve ser um evento um pouco mais importante, para um pouco mais de produção.

Passeio Completo ou Social

Elegante e formal, normalmente usado em comemorações importantes, jantares, casamento entre outros…



E para ampliar os conhecimentos, segue algumas dicas de Festas de Casamento para não pagar mico.

Casamento



Ir de vestido preto ou branco - o preto é para funerais, e o branco cabe apenas à noiva - mesmo que esta acabe optando por outra cor! Gente, isso vale também para bege e perolado, por favor, a festa é da noiva.


A bolsa que vc usa no dia-a-dia, não é adequada à cerimônia, alugue uma ou peça emprestada paa alguma amiga.

Ir com as sandálias ou chinelas que costuma usar para o trabalho ou ir no shopping , é o fim.

Não abuse na maquiagem ou no brilho da roupa, para não ofuscar a noiva.

Não vá de vestido comprido e muito formal a um casamento que se inicia de dia.

Não vá com aquele decotão para um casamento na Igreja, há sempre as echarpes e os lenços para estas situações.

Usar estampados chamativos, os estampados são permitidos, mas sem excessos.

Deixar o sutiã aparecendo, aliás, não existe pior pecado fashion. Hoje em dia encontram-se à venda sutiãs invisíveis (aqueles adesivos, que agente encontra em farmácia), super úteis, que poderão ser usados.

Não usar botas, as botas não são um calçado apropriado a este tipo de cerimônia.


Casamento de Dia


Com a chegada do verão, as pessoas aproveitam pra casar de dia. A gente pode pensar que esses casamentos são informais porque acontecem fora de salões e buffet, mas eles continuam sendo ca-sa-men-tos, elegantes e formais sim (no conceito): tudo bem que o look escolhido por madrinhas e convidadas não precise ter cara de casamentão às nove da noite na igreja mais imponente, mas não pode ter cara de roupa de “todo dia”. Os tecidos ainda precisam ser sofisticados (ainda que mais leves) porque tem que ser fino-de-verdade pra segurar a onda de ir a um casamento, e os comprimentos podem ser mais curtos (barra que não arrasta no chão super colabora com dignidade até o fim da festa) e os acessórios precisam ainda ser refinados. E não é porque todo mundo diz que é a oportunidade de usar chapéu que todo mundo precisa se fantasiar: aqui no Brasil a gente não tem essa cultura, então fica mais fácil errar do que acertar.




E se o casamento acontece de manhã ou no início da tarde, os tecidos e detalhes de cada look podem ser mais opacos - brilhinhos podem ficar reservados pra festas que começam no fim da tarde, que podem se estender até a noite. Sabe o que é legal? Podem ter detalhes lindos, como babados, dobraduras, recortes, alças diferentes, drapeados, plissados e pregueados, sabe como? A idéia é acrescentar interessância ao vestido sem precisar brilhar tanto porque né, gente é de dia! E aí, de novo porque é de dia, estampas e texturas são super bem vindas: em tecidos sofisticados tipo seda e musselines e georgettes, quanto mais cor, mais informal o look fica - bom é misturar cores próximas, em menor quantidade. Transparências e rendas são ótimas pedidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu elogio, pedido, dúvida, sugestão ou apenas um comentário.