14 agosto, 2009

Ecobags Japa

Tradição japonesa ganha status ecológico





Na cultura ocidental oferecer um presente sem embrulhar é considerado falta de educação, e cá pra nós né meninas, aqui também, ninguém merece presente sem embalagem. Daí a tradição do Furoshiki, um pano para embalagem e transporte de presentes usado no Japão desde tempos antigos.


Na atualidade, com toda a preocupação ecológica e ambiental que tem origem no consumismo excessivo do mundo contemporâneo, o fato de o furoshiki poder ser reutilizado inúmeras vezes trouxe a esta tradição um status de recurso ecologicamente correto.


A Fundação Japão dedica a essa técnica atenção especial, realizando concursos e workshops para difundir seu uso no mundo ocidental. A convite da fundação, a designer Sofia Nanka Kamatani foi chamada a divulgar o conceito do furoshiki nas Faculdades de Design de São Paulo durante o mês de agosto.

Além doo ´Concurso de Criação de Padronagem de Furoshiki´, a Fundação Japão vai realizar também uma palestra-demonstração gratuita.

O prazo de inscrição do curso vai até 30 de outubro através do site e a palestra será realizada no dia dia 28 de agosto.


Taí uma ótima idéia pra gente copiar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu elogio, pedido, dúvida, sugestão ou apenas um comentário.