21 janeiro, 2009

11 maneiras de dar mais sentido à sua vida

Boas amizades: presente! Relacionamento sólido: presente! Autoconhecimento: presente! Alegria de viver: presente! Quem foi que disse ser necessário tanto esforço para conseguir tudo isso? Pequenas atitudes, como as selecionadas pela revista NOVA, podem tornar sua existência mais completa, com equilíbrio e cheia de significado.
Para ter uma vida mais equilibrada e saudável, muitas vezes basta mudar pequenos hábitos, como dar mais atenção às coisas que estão ao seu redor, fazer uma viagem no tempo e relembrar bons momentos de nossas vidas, relaxar e se dedicar às pessoas que amamos. É por esta razão que NOVA traz um guia com 11 formas para você conquistar esta paz interior e tornar o seu dia-a-dia mais feliz.

1. Muito prazer
Já reparou como passamos a vida correndo de um ponto a outro, quase sem conseguir observar o que se passa à nossa volta? Bem, está na hora de mudar o jogo. Pelo menos de vez em quando, experimente deixar de lado o carro ou o metrô para caminhar até o local de uma reunião, por exemplo. Assim, terá a chance de admirar uma bonita vitrine ou virar o pescoço para olhar um gato sarado. Viu um café na esquina? Reduza o passo e sinta o gostoso aroma da bebida. E, se tiver algum minuto, saboreie um cappuccino. Partir para a ação irá ajudá-la a aproveitar melhor a vida e seus pequenos prazeres.

2. Memórias que valem o dia
Há quanto tempo não abre seus álbuns de fotos? Reviver bons momentos é uma experiência cheia de significado. O escritor Tal Ben Shahar, autor do livro Happier (Mais feliz), sugere: ao fitar uma cena em que aparece sorrindo, pergunte a si mesma o que a deixou tão contente. Um encontro com amigos ou parentes? O belo cenário? Em seguida, imagine o que pode fazer para repetir o mesmo sentimento ou situação futuramente e mãos à obra!

3. Som para a paz
A música pode nos transportar para outro lugar. Bárbara Holstein, autora do livro The Truth (A verdade), orienta carregar o iPod com algumas das canções que você mais gostava de ouvir no ano anterior, ou até nos últimos cinco. Relaxe enquanto curte o som, dança e é levada para aquela época. Ficará mais fácil recordar como se sentia e o que mudou. Na certa, verá que todas as experiências foram importantes para amadurecê-la e podem ajudá-la, no presente, a ter uma vida mais plena.

4. Mudanças no ritual
É difícil se sentir sincronizada consigo mesma quando você cai da cama toda manhã, pula para o chuveiro e corre para o trabalho. Bem, a partir de agora, programe o relógio para despertá-la 15 minutos mais cedo. Aproveite esse tempo para caminhar pelo bairro ou ler um pouco. “Acordar e fazer uma atividade diferente e divertida dará um novo ânimo a seu dia inteirinho”, diz Kathleen Hall, autora do livro A Life in Balance (Uma vida em equilíbrio).


5. Orçamento camarada
Cancelou um jantar com as amigas só porque está no vermelho? Pois não deixe que suas finanças a mantenham distante de quem gosta. Planeje encontrá-las num parque ou num museu. Afinal, seu objetivo é se divertir com as garotas, não se tornar crítica de gastronomia.

6. De perto é melhor
Interagir ao vivo é mais rico do que manter apenas contato eletrônico. Então, sempre que der, encontre seus amigos pessoalmente em vez de telefonar ou enviar mensagem por e-mail. O papo cara a cara tem maior intensidade e você absorve mais informação.

7. Dia de garotas
Para turbinar a intimidade, da próxima vez que marcar encontro com uma amiga ou prima, esqueça os lugares noturnos e barulhentos onde não dá para conversar. Que tal um salão de beleza? Enquanto fazem as unhas, por exemplo, vocês terão pelo menos meia hora de papo na maior descontração. Conseguiu ainda mais espaço na agenda? Saia com ela do cabeleireiro direto para uma doceria, sem se preocupar tanto com as calorias. Apenas curta o doce momento ao lado de quem ama e guarde-o na memória.


8. Namoro blindado
É natural que os casais passem por períodos em que a conversa não flui intensamente. Para retomar essa troca, lembre-se de alguns temas agradáveis aos dois. Além disso, em vez de lotar a caixa postal dele com e-mails, deixe para contar os detalhes da semana quando estiverem juntos. Vale ainda demonstrar interesse pelo que se passa no dia-a-dia de seu amor.

9. Xô, solidão
Dá para criar um vínculo com os amigos e parentes mesmo estando longe deles. Basta usar bem o telefone. Em vez de reclamar que está com saudade, procure falar sobre o que pretende fazer quando estiverem juntos. Crie expectativas positivas sobre vocês!

10. Voluntária
Você não precisa entrar hoje para o Exército de Salvação, mas pode ser bom participar de uma ONG que ajude a salvar o planeta ou crianças sem lar. A sensação de ajudar a tornar o mundo melhor preenche sua existência e funciona como um antídoto contra a falta de confiança e o medo de correr atrás de coisas novas.

11. Toda ouvidos
• Quer que seus amigos confiem a ponto de se abrirem com você? Então, prefira comentar assuntos leves em vez de problemas íntimos no bar ou diante de terceiros. Assim, mostra que sabe respeitar os sentimentos deles.
• Se algumas vezes certas palavras forem ditas com raiva, não as considere assim. Você pode chegar a conclusões precipitadas por não continuar agindo como se elas fossem proferidas de maneira calma.
• Para preencher sua necessidade de dar e receber atenção, escolher um ambiente acolhedor para conversar faz a diferença. Mesmo assim, vale perguntar, sorrindo: “Você se sente à vontade aqui ou deseja ir a outro lugar?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu elogio, pedido, dúvida, sugestão ou apenas um comentário.