13 maio, 2009

Escolha a melhor opção para enganar o estômago na escola ou no trabalho

Quem trabalha fora, sabe a dificuldade que é comer, sem falar das tentações que surgem de todos os lados. Fiz uma esta listinha com ótimas opções de baixas calorias para matar a fome na hora do trabalho ou escola ...rsrsrs.

BARRA DE CEREAIS
São barras compostas predominantemente por carboidratos de rápida absorção (glicose). Uma de suas características é o alto teor de fibras, podendo ser utilizada por qualquer pessoa no intervalo das refeições, como em lanches. Em média, essas barras possuem 100kcal e 20g de carboidratos. Há um número bem variado de barras de cereais, no sabor banana, coco, castanha do Pará, salada de frutas e agora laranja com vitamina C.



BOLACHAS INTEGRAIS
Melhor do que a bolacha água e sal tradicional, as integrais apresentam um valor nutricional melhor, principalmente, devido ao maior conteúdo de fibras que melhoram o funcionamento intestinal e aumentam a sensação de saciedade.


PIPOCA
Uma porção de 90g tem: 114,0 Kcal e 2,0g de gordura. A pipoca de microondas é uma opção prática e rápida para escritórios. A opção light contém metade das calorias e da quantidade de gordura, por isso, prefira esta, mas mesmo assim o consumo deve ser esporádico e moderado.


FRUTAS SECAS
São práticas e têm uma validade maior que as frutas frescas. Alem disso, são boas opções para manter o pique durante o trabalho. Elas fornecem mais energia do que as frutas frescas. As opções mais fácies de achar são: damascos, ameixas e uvas passa.



FRUTAS
As frutas são fontes de vitaminas e minerais que ajudam a regular as funções do organismo. Além disso, elas contêm pouquíssima gordura e, geralmente, são pouco calóricas. Para você ter uma idéia, uma banana nanica tem 74 kcal e 19 g de carboidratos; uma maçã tem praticamente o mesmo conteúdo nutricional da banana; ½ mamão papaia tem 54 kcal e 13 g de carboidratos e uma pêra tem 78 kcal e 20 g de carboidratos. É uma opção fácil para o lanche, mas tem que tomar cuidado para evitar que elas estraguem, pois a validade não é muito grande.


AÇAI COM GRANOLA
Se tiver um freezer em seu escritório ou no colégio/ faculdade, compre potinhos de açaí que vem acoplados com 1 porção de granola. Apesar de calóricos, contém uma quantidade de vitaminas e minerais interessantes para nosso corpo. Para 100g de açaí encontramos algumas vitaminas e minerais importantes com Cálcio: 1.18mg; Ferro:1.8mg; Vitamina C: 9 mg.



IOGURTE
Existe uma variação enorme de iogurtes nas prateleiras dos supermercados. Uma dessas opções é o iogurte líquido vendido em embalagens de um litro. Um copo de 250 a 300ml pode ser uma boa solução para o fim de tarde. Aproveite aqueles que vem com uma porção de cornflakes na tampa. Os cereais com o iogurte são uma combinação de proteínas e carboidratos, importantes para manter os níveis de glicose sangüínea constantes e para a formação de tecidos, sistema imunológico e hormônios de nosso corpo. Um iogurte por dia pode melhorar a resposta imunológica do organismo contra doenças e vírus.


SANDUÍCHE
Se o trabalho ou a aula for até mais tarde, vale a pena se organizar para trazer de casa ou pedir na padaria um sanduíche simples. Pode ser de queijo, peito de peru ou até um misto quente. Comparado a uma fruta, o sanduíche oferece maior número de calorias e seu recheio, rico em proteínas, ativa o raciocínio. Existem sanduíches prontos nas lojas express que duram até 1 semana, pois são embalados em atmosfera modificada, que impedem a proliferação de microorganismos.




PÃO DE QUEIJO
1 unidade de 60 g (grande) contém, em média, 210 kcal, 28 g de carboidratos, 9 g de lipídios e 4 g de proteínas. Por ser rico em lipídios (gorduras), não deve ser consumido diariamente. Quando a escolha for pelo pão de queijo, evite consumir mais de duas unidades médias. Por ser assado, entre os salgados, sem dúvida, é uma das melhores opções, estando livre da gordura de imersão.




ESFIHA
Prefira as esfihas dos restaurantes árabes. Pode ser de legumes, ricota ou até de carne. Em uma unidade de 60g (esfiha média): 107,0 Kcal; 18,2g de carboidratos; 5,6g de proteínas e 3,8g de lipídeos. É uma boa opção, e pode ser consumida com um suco. Assim como o pão de queijo, a esfiha também está livre de gordura de imersão, pois é assada, portanto, menos calórica.



JAPONÊS
Sabemos há muito tempo que os orientais têm hábitos alimentares melhores que os nossos. A maioria das preparações (sushi, sashimi, missoshiro, tofu, etc) são pobres em calorias e gorduras, e ainda qualitativamente saudáveis. O peixe trás boa qualidade protéica e é rico em fósforo, que ajuda nas funções cerebrais. Por isso são boas opções para um almoço atrasado ou até lanches.


MACARRÃO INSTANTÂNEO
Também é muito prático e fácil de fazer. O macarrão pode ser uma boa opção para os dias em que o trabalho se estender até mais tarde, pois contém uma boa quantidade de carboidratos que servirão como fonte de energia para você manter o raciocínio e a capacidade de concentração.


SOPA - ÁGUA E PRONTO
A praticidade é uma das características desta sopa, pois é só aquecer a água num recipiente e adicionar ao conteúdo da embalagem e já está pronto.



ÁGUA DE COCO
A água de coco é uma ótima opção, pois repõe líquidos e sais minerais perdidos pela transpiração, evitando a desidratação e o desgaste físico. O potássio, presente em sua composição, atua na contração dos músculos, beneficia a saúde e em particular o coração. O sódio facilita a absorção de líquido pelas células, tornando o cabelo viçoso, brilhante e a pele mais jovem e bonita. É rica em fósforo, cálcio e ferro, que são indispensáveis ao perfeito metabolismo do corpo humano


Isotônicos
Como já informamos nesta seção, os isotônicos são uma ótima opção para hidratação. Especialmente, se você praticar algum esporte antes do trabalho ou aula.


, Flávia.


Um comentário:

Deixe aqui seu elogio, pedido, dúvida, sugestão ou apenas um comentário.